sábado, 7 de maio de 2011

RENÉ DESCARTES




RENÉ DESCARTES (1596 – 1650) já estudava os seguintes vertentes em relação à resolução de problemas:

• Duvida sistemática x evidenciada - Necessidade de um estudo prévio – chamamos de planejamento.
• Decomposição - Divisão da situação em pequenas partes para solucionar passo a passo – segmentação de objetivos em metas;
• Composição - Conduzir ordenadamente nossos pensamentos e nosso raciocínio, começando pelos objetivos simples e posteriormente construir um entendimento mais avançado – construção de objetivos gerais e específicos;
• Verificação - Fazer recontagens, verificações e revisões a fim de nada deixar à parte – Situação de avaliação constante de qualquer operação.

Diante disso, a gestão por processos se dá quando se entende uma organização como sistema integrado, enxergando cada setor ou unidade funcional como pequenas entidades, interligadas através de processos. Essa teoria era evidenciada por Ludwig Von Bertalanffy.
As tomadas decisões por sua vez se dão de acordo com a necessidade e quantidade e qualidade de informações disponíveis para aquela determinada ação. Entretanto, para um processo seguro de tomadas de decisão, é necessário considerar os seguintes fatores:
Planejamento - As organizações não trabalham na base da improvisação(ao menos não deveriam). Tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento é a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura.
Organização - É deliberadamente estruturada pelo fato de que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização. Nesse sentido, a palavra organização significa “arrumar” as condições físicas e humanas (os recursos), moldados intencionalmente para atingir determinados objetivos.
Direção - A direção constitui a terceira função administrativa e vem depois do planejamento e da organização. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada à ação e tem a ver com as pessoas. Ela está diretamente relacionada à atuação sobre as pessoas.
Controle - A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos. A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.
Diante disso, é necessário entender que a principal função da administração é atender a demandas: Demandas econômicas, demandas sociais, demandas pessoais, demandas empregatícias, etc. Com base nisso, entende-se então o papel de gerar riqueza, gerar emprego, além de estar sempre responsável sócio-ambientalmente.
Assim como a estratégia deve ser bem estipulada, um grande diferencial nas organizações é trabalhar com qualidade. Administrar com qualidade significa estabelecer critérios rigorosos em relação ao atendimento de necessidades sociais e econômicas de uma determinada região. Para o tal, criam-se teorias que fundamentam a prática a fim de proporcionar um melhor entendimento da administração, bem como organizar suas idéias para serem seguidas como regras. Essas teorias compreendem dois tipos de conhecimento. O descritivo – que busca explicar, descrever (como o próprio nome já diz), explicar de forma diferente a mesma coisa; e o conhecimento prescritivo – que por sua vez explica como as organizações devem ser manipuladas, administradas, geridas – no geral, funcionam como doutrinas ou mecanismos de controle.
Muitas pessoas identificam a administração como uma prática vinda da teoria. Outros acreditam que a teoria da administração vem da prática e de experimentos realizados juntamente com seus registros. Esse segundo pensamento torna a administração mais fácil de ser entendida. Pensar que a administração vem da teoria é uma um tanto equivocada de lidar com essa temática. O objeto teórico da administração tem origem na prática sistematizada, registros de experimentos, procedimentos planejados e controlados sob as diversas visões e vertentes do mundo da administração. Para tal, são necessários dois grupos: o grupo experimental e o grupo de controle. O experimental é o grupo a ser estudado, manipulado, entendido e estudado. O grupo de controle é o grupo de pessoas que estarão naquele momento gerindo, gerenciando, observando e fazendo análises de um determinado comportamento, ação ou resultado obtido pelo grupo experimental.
É importante discutir assuntos relacionados à administração e sua essência. Precisamos cada vez mais aperfeiçoar os mecanismos de controle da prática administrativa. Isso servirá para diminuir a possibilidade de correr perigo nas organizações e nas decisões – sejam elas estratégicas, táticas ou operacionais.

CAFFÉ FILHO, H. P. ADMINISTRAÇÃO E A TOMADA DE DECISÕES. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário